RECUPERAÇÃO DO MOTOROLA XT317

Este vídeo é indicado para quem está com o aparelho Motorola X317 sem funcionar e entrando apenas em modo Flash. O vídeo mostrará como o usuário poderá recuperar o aparelho que não liga e não é reconhecido pelo computador via USB sem precisar utilizar BOX como a Smart-clip + S-card. O vídeo está extenso devido a não ter sido feito cortes e por ter sido feito sem qualquer experiência anterior, o procedimento foi feito sem saber se a conclusão daria certo, mas o procedimento foi feito com sucesso e o aparelho voltou a funcionar perfeitamente.

DICA #1:
Quando ocorre este problema no aparelho, o mesmo não consegue fazer a carga da bateria, nem pelo carregador nem pelo USB ligado ao computador. Ao tentar carregar o aparelho, o mesmo acende as teclas dando a impressão de que está sendo carregado mas não está e sua bateria irá descarregar. Sugiro que carregue a bateria do aparelho com um carregador universal para que possa ser feito o procedimento de recuperação sem que o aparelho desligue durante o procedimento.

DICA #2:
Entrando em RECOVERY MODE ou FLASH-MODE:

  1. Para entrar no modo de recuperação (RECOVERY MODE) é necessário apertar os botões vol para cima + vol para baixo + power;
  2. Para entrar em modo Flash (FLASH-MODE) é necessário apertar os botões câmera + vol para baixo + power;
  3. O aparelho só entra em modo FTM (FTM MODE) quando o aparelho está sendo atualizado por algum software, então não é possível entrarmos neste modo manualmente;

DICA #3:
Para quem está com o este problema, está tentando conectar o aparelho via usb no modo Flash e o computador responde com erro de driver MOTUSB e/ou você não está conseguindo instalar do driver Flash MSM7227, sugiro que:

  1. Execute o REGEDIT;
  2. Aperte CTRL+F (localizar);
  3. Procure por “Motorola” (sem aspas);
  4. Delete toda informação que for encontrada no registro;
  5. Instale o Motorola Device Manager que pode ser encontrado no site da Motorola;

RECUPERAÇÃO DO MOTOROLA XT317
INSTRUÇÕES:

  1. Você irá precisar baixar e instalar os drivers do aparelho com o Motorola Device Manager que pode ser encontrado no site da Motorola (http://goo.gl/o2vFu);
  2. Irá precisar baixar e instalar o programa RSD LITE (http://wp.me/P3b6MV-29);
  3. Irá precisar baixar o ROM do aparelho XT317 com nome DQD-436C-0-2009-A04_RFM que pode ser encontrado aqui (http://wp.me/P3b6MV-1U);
  4. Entrar em modo Flash apertando os botões do aparelho câmera + vol para baixo + power;
  5. Ligar rapidamente o cabo USB no aparelho o mais rápido possível como mostrado no vídeo;
  6. Não adianta ligar o USB antes e ligar pois o aparelho não liga ou ligar o USB depois que o aparelho já estiver na tela FLASH-MODE;
  7. O aparelho será reconhecido pelo computador e irá instalar todos os drivers FLASH MSM7227;
  8. Abra o programa RSD LITE e veja se o aparelho foi reconhecido na listagem de portas COM com o nome FLASH MSM7227;
  9. No programa RSD LITE, selecionar a ROM que você baixou da internet e note que irá aparecer as informações na caixa FILE PROPERTIES (Como o aparelho está em modo Flash, não irá aparecer as informações do aparelho pois as mesmas estão corrompidas);
  10. Apertar o botão START para que o processo seja executado;
  11. Após esta etapa, o processo é todo automático;
  12. No RSD LITE irá aparecer o status do processo e logo em seguida o aparelho (que estará em modo flash) irá aparecer a instalação da ROM;
  13. Logo após o aparelho irá reiniciar em modo FTM (FTM MODE), o RSD LITE continuará com status de instalando (in process) e o computador começará a instalar os USB MASS STORAGE;
  14. Após o RSD LITE concluir a instalação (pass), na listagem de aparelhos conectados já irá aparecer o modelo do aparelho XT317;
  15. Agora você já pode desconectar o aparelho do USB, e no modo FTM você não irá conseguir desligar o aparelho pelo botão power. Você pode reiniciar o aparelho rapidamente apertando vol para cima + power;
  16. Enfim, o aparelho irá reiniciar com as configurações de fábrica. Notem que a primeira inicialização do aparelho é realmente demorada pois o aparelho está finalizando a instalação dos programas no Android;

Espero ter ajudado quem está com este problema com este vídeo e as instruções para recuperação pois eu sei quanto foi difícil para achar informações na internet sobre este aparelho e quando achando alguma resposta em fóruns, ela vem sem muita explicação e então não sabemos exatamente o que fazer, por isso tentei deixar bem “mastigado” o vídeo e as explicações.

46 comentários em “RECUPERAÇÃO DO MOTOROLA XT317

  1. Poxa vida… fiquei tão contente por achar esse vídeo… fiz tudo como vc explicou, quando está no processo no RSD lite, o celular desliga e aparece uma mensagem de “rebooting” e fica um tempão…depois manda religar o celular manualmente… e nada mais acontece :(

    • Por coincidencia estou acabando de editar um video explicativo sobre o RSD Lite. Talvez posssa te ajudar!
      Muitas pessoas estão com este mesmo problema!
      É só aguardar que daqui a pouco ele estará “upado” no Youtube.

      • cara to com o mesmo problema citado por Andrea Catarino
        11 DE JUNHO DE 2013 @ 21:55
        Poxa vida… fiquei tão contente por achar esse vídeo… fiz tudo como vc explicou, quando está no processo no RSD lite, o celular desliga e aparece uma mensagem de “rebooting” e fica um tempão…depois manda religar o celular manualmente… e nada mais acontece :(

        OBS: já troquei cabo usb, tudo funciona normal revisei tudo o que vc pediu no vídeos resposta e NÃO consigo reinstalar a rom desse aparelho o que eu faço?

  2. Tutorial show de bola veio!!! :D Só duas coisas que continuaram as mesmas desde antes de eu ter feito esse procedimento:
    –> o USB não conecta de forma alguma quando ligo o celular ao PC;
    –> o celular não carrega com ele ligado, somente com o aparelho desligado.
    Mas uma coisa me deixou intrigado!!! Na hora do processo do RSD no final o celular deveria entrar em modo FTM , mas não entrou!!! E agora!? Pode me ajudar? Desde já agradeço, um forte abraço!!!

    • Se você conseguiu fazer o procedimento e ocorreu tudo certo, o aparelho está ligando, estes outros problemas do PC não reconhecer o aparelho e o mesmo não estar carregando, pode ser mau contato no cabo USB ou então na porta USB (ou do aparelho ou do PC)

  3. Não é que o PC não o reconhece e nem o cabo USB esteja ruim, porque quando plugo o USB nos dois, somente aparece a bateria carregando, não dá o sinal de conecção no aparelho (onde tem que aparecer na Área de Notificações do aparelho para acionar o compartilhamento de arquivos) isso não acontece. Já que também usei outro cabo e em varios PCs e continua o mesmo. O que continua chamando minha atenção é o fato de o aparelho não ter entrado em FTM mode na hora do processo. Será que o problema está além da ROM do aparelho??? Abçs.

    • OK! O cabo pode estar funcionando, mas a porta USB pode estar com problema, assim como o meu aparelho está como mostrei neste video (http://www.youtube.com/watch?v=deDveNeOksg).
      Quer saber mesmo se o aparelho está com problema?! Vá em MENU – CONFIGURAÇÕES – SOBRE O TELELFONE – STATUS
      Veja se está parecendo Carregando…(AC), se estiver carregando no carregador
      Ou se está aparecendo Carregando…(USB), se estiver carregando no cabo USB.
      Se estiver aparecendo somente Carregando, o aparelho não está, apesar de estar aparecendo a mensagem e o ícone da bateria estar com o “raio”.
      Isso já pode responder o fato do aparelho não ter reiniciado em modo FTM, por má conexão da porta USB.

      • Ok cara… valeeeeuuu mesmo pelas dicas e pelo que vi é isso mesmo o que disse, a entrada USB do aparelho ta “zicada”! Olhei o máximo que pude nela e parece que está faltando um pino… e igual a você também terei que enviar para assistência técnica, o que devem cobrar talvez um absurdo para fazer um reparo deste! :/ Mas de qualquer forma só tenho a te agradecer pois afinal de contas foi tu que salvastes meu aparelho atravez do seu blog. Um abraço e até mais…

  4. Excelente explicação!!MUITO OBRIGADO!!EU ESTAVA COM UM PROBLEMINHA NA HORA DA ATUALIZAÇÃO NA TELA DO CELULAR FICAVA APARECENDO “had SEND timeout ” MAS NOTEI Q HAVIA ALGUM CONFLITO COM MEU MOUSE USB ENTÃO DECIDE NAO UTILIZAR NENHUM PROGRAMA E DEIXAR APENAS O RSD LITE TRABALHANDO E ACABOU DANDO CERTO!VLW AMIGOS!

    • Bom dia!
      Assistir o vídeo, mas o que ocorre com o meu aparelho é diferente, tipo, quando ligo ele (sabendo que só assistir o e não executei nenhum procedimento ainda, já que ainda não descobrir o que está acontecendo com o meu aparelho) ele vibra normalmente e logo em seguida aparece na tela o símbolo da Motorola e faz um barulhinho como se fosse iniciar o sistema operacional e depois volta aparecer o simbolo e isso se repete até que o celular descarregue completamente.

      O que eu poderia fazer para consegui resolver esta questão? Estou com meu celular sem funcionar a dias e não consigo resolver este inconveniente.

  5. Amigo, estou com um problema após a reinicialização do aparelho pelo o RSD Lite.
    Ele continua com o result “in progress” porém pede pare reiniciar manualmente o aparelho no campo In progress “Please manually power up this phone.”
    Tem alguma dica para a solução deste problema? Pois apertar o botão de ligar e mesmo que seja apertar segurando a tecla do volume +, também não da sinal de vida.

  6. Amigo, estou com o mesmo problema descrito pela Andrea Catarino. meu cel xt317 apagou do nada. Estava bem a noite e amanheceu apagado. Fiz todos os passos descritos, o aparelho é realmente reconhecido pelo note, aparece na tela do rsd, o processo é todo normal. Mas quando ele reinicia, ele simplesmente desconecta do pc e nada acontece. Se eu refaço a conexão pelo modo flash, ele indica no prog que o aparelho foi novamente conectado, termina o processo do rsd mas nada muda no celular. baixei outras versões do rsd, e já fiz várias tentativas mas sem sucesso. Poderia me ajudar?

  7. PARABEINS CARA, vlw mesmo,
    eu tentei de todas as formas fazer o Recovery do meu Telefone e nao consegui ,
    por nao ter como entrar no modo de rocovery pelo fato do botão HOME do meu telefone nao esta funcionando,
    mas dessa forma que voce nos mostrou ai deu perfeitamente.
    Muito obrigado, Obrigado mesmo.

  8. Fala aí android a fundo, já tentei instalar todas as duas rom “DQD-4_36C_2009-A04_RFM DQD-436C-0-2009-A05_RFM, ocorre o mesmo problema o celuar não entra em modo ftm, aliás, pede pra ser reiniciado manualmente. Desde já obrigado pela assistência… Só lembrando que não completa a instalação…

  9. Muito bom ! Já ia jogar o cell no lixo, recuperei na boa,
    so uma pergunda qdo eu uso o usb no pc e executo o
    Motorola Update Manager aparece no cel ” ENTER FTM MODE”, e não
    desliga mais, so tirando a bateria, alguem pode me dizer como resolver,

    desde já agradeco.

  10. Olá, meu Android foi bloqueado, qnd estava fazendo a restauração de fabrica o celular,porém ele caiu no chão e saiu a bateria, justamente quano stava fazendo a restauração de fabrica e, agora não consigo fazer a restauração no celular, você pode me ajudar? meu celular é o Motorola XT317, queria saber tbém, se para repetir o processo e restauração tem um tempo especifico, para poder repeti-lo. Obrigada

  11. Ola! achei perfeito seu video, vc ensina com calma e passo a passo, porem no meu caso, ao chegar no final do procedimento ele nao reiniciou, e no RND pediu que eu manualmente ligasse o celular, mas ele nao ligou.. tem ideia de mais um procedimento que possa fazer?
    Obrigada pela ajuda!

  12. olá amigo me ajude por favor eu instalei tudo pelo rsd lite mas não aparece aquele outro modo aparece “please power up manually” dai eu tenho que tirar a bateria e ligar de novo no modo flash dai sim reconhece e termina mas depois disso não acontece nada me ajuda pf

  13. muito bom a exxplicaçao e os resultados… porem estou com uma questao, depois que reiniciei o celular, eu tento colocalo pra carregar e toda vez aparece em modo FTM, como devo fazer?? muito obrigada por todas informaçoes fui muito ultil tbm

  14. Olá
    O meu “completa” o processo mas a tela fica preta e não aparece mais nada, não é o cabo USB já troquei de cabo e a entrada está boa, ele veio da assistência tecnica tem menos de um mes e lá foi efetuada a troca desta entrada. Queria saber se você tem alguma solução para o meu problema, desde já agradeço.

  15. Meu amigo!!
    Que Deus te abençoe a cada dia. Suas orientaçoes tem resolvido muitos problemas com esse celular – kkk.
    Obrigada por partilhar conosco.
    Shalom

  16. o meu xt317. não liga de jeito nenhum.
    eu desliguei ele, ai ele travou no logo da Motorola enquanto desligava. Então tirei a bateria. quando fui ligar, ele não ligou mais.
    ele não dava reboot q é feito pressionando os botões do volume + power.

    ele so ligou em flash, então fui baixar os programas solicitados aqui.
    quando fui ligar ele dnovo em flash, ele não ligou mais!

    quando coloca o carregador ou o cabo usb, ele acende apenas as luzes do teclado.

    alguém pode me ajudar.
    pois encontrei soluções que funcionam somente com flash.
    mas ele não liga em flash, e em nada.

Deixe um comentário

